26 setembro 2011

'Estudo aponta relação entre uso de maconha e câncer de testículo"



O problema acomete predominantemente homens que têm entre 15 e 34 anos de idade.

                                                 Fonte: arcauniversal.com
Antigamente havia poucas evidências sobre os malefícios da maconha, o que servia de desculpa para quem queria fumá-la sem peso na consciência.
Entretanto, novos estudos provam cada vez mais o contrário. O uso da droga aumenta, por exemplo, o risco de desenvolvimento do câncer de testículo, segundo pesquisa feita pelo Instituto do Câncer de São Paulo (Icesp), Secretaria do Estado de Saúde e pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
Um levantamento realizado pelo Icesp aponta que 25% dos pacientes com câncer de testículo atendidos no setor de urologia da unidade assumem o consumo regular de maconha.
Todo mês são atendidos 500 pacientes na clinica de uro-oncologia do instituto. Destes, 30% apresentam tumores localizados nos testículos, dos quais 70%, no momento do diagnóstico, estão no estágio mais avançado da doença, que acomete predominantemente homens que têm entre 15 e 34 anos de idade.
Prevenção e tratamento

O câncer de testículo é altamente curável, principalmente quando detectado prematuramente. O diagnóstico precoce pode ser feito por meio do autoexame do órgão. Percebendo qualquer anormalidade, como nódulo indolor ou massa, sensação de peso no escroto ou dor na região inferior abdominal, deve-se procurar ajuda médica.
“Evitar o uso da droga é fundamental para diminuir consideravelmente as chances de desenvolvimento do tumor. Além disso, é fundamental que os homens realizem o autoexame para o diagnóstico precoce da doença”, alerta Daniel Abe, urologista do Icesp.

0 comentários:

Postar um comentário