12 março 2012

5 SEGREDOS DO CASAMENTO

5 Segredos do Casamento

5º ORGULHAR-SE DAS CONQUISTAS

Conte as bênçãos. Os momentos bons, as muitas dificuldades superadas e os objectivos alcançados. A minha primeira descoberta na vida “2 em 1” foi: “Estou a ser conhecido de dentro para fora e aceito!” – penso que isto deve ser um motivo de orgulho, você não acha? Penso que quando o casal já não ri em conjunto é porque não quis sacrificar em conjunto.

4º EQUACIONAR VANTAGENS E DESVANTAGENS

Numa entrega incondicional mútua, para que uma relação seja proveitosamente feliz entre duas pessoas terá sempre de existir cinco vantagens e uma desvantagem. Ou seja, após analisar a sua relação afectiva convém que os aspectos positivos suplantem os negativos. Porém, se tem por hábito revelar e apontar mais coisas negativas à sua esposa ou ao seu esposo do que positivas, é necessário sentarem-se e conversarem urgentemente sobre o que está errado no vosso relacionamento e como poderão resolver essas questões. Penso que quando se aponta as muitas falhas ou erros da nossa esposa ou esposo, estamos, na verdade, a tentar justificar (cobrir) os nossos.

3º DAR ESPAÇO AO OUTRO

Talvez você ache este terceiro segredo uma incongruência, tendo em conta o anterior, mas a realidade é que, para bem da sua relação nem tudo deve ser feito a dois. É importante que você proporcione à sua parceira o seu espaço de independência. São as saudades que nos fazem sentir a falta, desejar ter o outro por perto e por isso também é importante saber dar espaço ao companheiro/a.São estes momentos que serão também uma mais-valia para a sua relação, pois acrescentarão não só na partilha como na harmonia sentida. Penso que no espaço que cedemos à nossa companheira permitimos que se desenvolva a sua auto-confiança.

2º PROJECTOS EM PARCERIA

Quando unimos a nossa vida a outra pessoa passamos a ser “2 em 1”, por isso faz todo o sentido o casal ter projectos comuns. E isto aplica-se a tudo. É natural que ambos tivessem sonhos distintos quando solteiros, mas a visão, o projecto de vida de ambos deverá ser comum quando a sua vida também o passa a ser, pois é quando o oposto acontece que muitas relações tendem a terminar. Muitos casais caminham no mesmo trilho ao longo da vida, com uma mente una e indivisível, contudo, quando começam a fazer projectos distintos é quando chegam a uma bifurcação, e quando o seu caminho se separa, a relação começa a sedimentar-se.
Por isso, em tudo o que projectar na vida inclua a sua cara-metade, pois se ambos tiverem interesses ou até praticarem actividades em comum, como por exemplo fazer exercício ou dançar, ambos continuarão a aprender um com o outro e manterão a relação sempre rejuvenescida. Penso que quem aprende cresce e quem compartilha multiplica-se!

1º EXPECTATIVAS REAIS

Existe um equívoco que persiste, ainda nos dias de hoje, tanto da parte dos homens como das mulheres. Eles pensam que elas procuram um príncipe e elas acreditam que eles procuram a “mulher perfeita”. Embora ambas as partes se desunhem para fazer estes mitos cair por terra, a realidade é que eles não são tão irreais assim. A verdade é que todos procuramos um ser humano com roupagem de “príncipe” ou de “cinderela”. Queremos a perfeição que complemente a imperfeição que somos e o que acontece é termos um vislumbre dessa “perfeição” no namoro, quando estamos a tentar conhecer o outro, mas o que temos, na verdade, é apenas as melhores qualidades na “montra”, pois a verdadeira pessoa só iremos conhecer quando casarmos.
Por isso, tenha expectativas razoáveis em relação ao outro para que, desta forma, encontre o equilíbrio e possa desfrutar de todas as coisas boas que um relacionamento proporciona. Penso que o mais importante não é encontrar a pessoa certa e, sim, ser a pessoa certa!

INTRODUÇÃO

Casei aos 19 anos e este ano completo o mesmo número de anos de casado. O que tenho aprendido na vida 2-em-1? Deixo-vos aqui as minhas considerações baseadas na minha experiência, porém, para quem é muito fantasista não espere que seja um conto de fadas, porque as fadas não existem… Mas tendo sido esta a terceira melhor decisão que tomei na vida (superada apenas pela minha entrega a Cristo e depois à Sua Obra) deixo-vos os segredos que me conduziram à felicidade e realização no meu casamento.
Por seu servo em Cristo, Bp. Júlio Freitas


C

0 comentários:

Postar um comentário