09 dezembro 2011

Músicas auxiliam no aprendizado de um segundo idioma


Canções têm feito parte do processo de trabalho auditivo de escolas de ensino especializado


Entender e discriminar diferentes sons faz parte do aprendizado alfabético. Por essa razão, as escolas de ensino de idiomas estão cada vez mais inserindo a música no processo de trabalho auditivo. Para quem já sabe ler e escrever isso parece óbvio, mas durante o processo de alfabetização é fundamental que os alunos entendam que aqueles sons associados às letras são os mesmos da fala.
Estima-se, segundo pesquisas, que aproximadamente 25% das crianças em fase de alfabetização, que não passam por um processo de consciência fonológica, apresentam sérias dificuldades para aprender a ler e escrever. Por esse motivo, é necessário encontrar formas de fazer com que elas notem os fonemas e descubram a possibilidade de separá-los.
Algumas instituições têm utilizado músicas em sua metodologia de ensino a fim de desenvolver nos alunos a percepção e o entendimento das palavras. As canções auxiliam os alunos a reunir o som da palavra com o timbre do instrumento musical, além de ser um momento de descontração em sala de aula.
De acordo com Erica Moreira Ferreira – coordenadora acadêmica do Sistema de Ensino de Idiomas Maple Bear, de Campinas (SP) –, o trabalho com música exige um cuidado ainda maior por parte dos educadores. “Falamos com as crianças, cantamos e criamos rimas, tudo em inglês. Essa aprendizagem requer uma percepção sonora ainda mais específica, pois eles aprendem repetindo o que ouvem”, explica.
Ela ressalta ainda que, com a introdução de músicas na rotina dos alunos, fica mais fácil repetir as palavras, dentro de um contexto que faz sentido para eles. “Há um refinamento dessa percepção e é isso que permite a eles captarem as informações e repetirem com clareza as palavras em uma nova língua”, destaca a coordenadora.
Canções ultrapassam barreiras
Lygia, de 2 anos, tem se identificado muito com a maneira que as canções são usadas na escola de ensino em que estuda. “Ela está sempre cantando ‘We are going home right now’ (estamos indo para casa agora) pelos cantos da casa”, diz a mãe da menina, Paula Figueiredo Sobreira Marques.
Até mesmo o pai da pequena Lygia, Kleber Marques, aprendeu com a filha a canção “Old Mac Donald” (velho Mac Donald), o que demonstra que as músicas ultrapassam as barreiras do tempo e do espaço. “Até eu decorei uma estrofe”, afirma ele.

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