30 julho 2011

TRABALHAR SENTADO AFETA O CORAÇÃO



Quem trabalha muitas horas sentado está correndo o risco de comprometer a saúde. Isso foi o que se constatou em pesquisa desenvolvida pelo Instituto do Coração e Diabetes de Melbourne, na Austrália. O trabalho revelou que pessoas com comportamento sedentário, que passam muito tempo sentadas, correm mais riscos de desenvolver problemas cardíacos. Além disso, passar muito tempo numa mesma posição prejudica o corpo e o organismo, embora os médicos reconheçam que se trata de uma posição bem mais confortável do que a de quem é obrigado a trabalhar em pé.
As conclusões foram divulgadas depois que os pesquisadores australianos reuniram 43 artigos que estudavam os hábitos das pessoas relacionados à saúde. Os cientistas relacionaram a quantidade de horas que elas passavam sentadas no trabalho, como um fator de risco para doenças. Ao final da análise, os pesquisadores concluíram que as pessoas que diariamente passam mais de seis horas sentadas por dia, correm grande risco de desenvolver diabetes ou ter uma morte súbita por complicações cardíacas.
Os professores fizeram questão de alertar que foi analisada especificamente a relação entre passar muito tempo sentado e o risco de doenças, não sendo levada em conta a prática de atividade física. Por isso, no resultado divulgado pela Instituto, as pessoas que passam mais de seis horas por dia sentadas e praticam atividade física regular correm os mesmos riscos de quem não faz.

Os especialistas que divulgaram o estudo fizeram questão de lembrar que o exercício físico é fundamental para amenizar os problemas causados pelo sedentarismo. Eles recomendam que as pessoas se movimentem mais durante o dia, em casa ou no trabalho. E aconselham as pessoas a caminhar, usar escadas e espreguiçar-se.
Para Raul Santo de Oliveira, fisiologista do exercício da Unifesp, o ato de sentar em um ônibus, por exemplo, virou sinônimo de recompensa. Em estudo publicado pela universidade, ele afirma que as pessoas precisam reconhecer que o possível comodismo na volta para casa, sentadas, pode ser prejudicial à sua saúde, já que elas já passam o dia todo sentadas.
O fisiologista explica que a maior consequência de quem fica muito tempo sentado é o comprometimento da coluna vertebral. Além disso, problemas circulatórios sérios podem ocorrer, visto que quando estamos sentados, existe uma compressão de todos os vasos sanguíneos e o sangue não circula direito, o que acentua o cansaço e a fadiga.
Outro problema causado pelo sedentarismo é a obesidade, uma vez que quando uma pessoa quase não se movimenta, o metabolismo fica mais lento e sua queima calórica é mais baixa. Para quem precisa trabalhar sentado, o especialista recomenda que as pessoas façam exercícios simples de alongamento do corpo, quando estão sentadas ou quando se levantam para ir ao banheiro, ou pegar água ou café. O ato de espreguiçar-se vai dar maior oxigenação ao organismo.
Agência Unipress Internacional

0 comentários:

Postar um comentário