14 junho 2011

Perfumes no inverno

Arca Universal: Compromisso com a Verdade

Para quem não é alérgico, estação fria é a melhor época para usá-los


No inverno, homens e mulheres costumam fazer uso de fragrâncias mais concentradas, isto porque o perfume dissipa seu odor com a transpiração do corpo, e como, nesta época de frio, a tendência é transpirar menos, elas precisam ser mais fortes, para serem percebidos pelos olfatos. Contudo, algumas pessoas usam apenas colônias com receio de que uma fragrância forte possa ocasionar alergias na pele.
“É necessário uma predisposição genética para apresentar alergia aos compostos do perfume. No entanto, aplicar a essência em áreas muito expostas, como pescoço ou pulsos pode contribuir para uma foto reação por meio da luz solar e gerar dermatites (coceiras e vermelhidões)”, explica o dermatologista Henrique Paschoal, da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional São Paulo (SBD-SP).
O sol é um dos principais fatores de risco ao perfume. Além da dermatite, ele é o responsável pela baixa duração de alguns produtos e também por manchar a pele. De acordo com Paschoal, isso acontece porque os perfumes têm um fixador que geralmente é derivado da casca de limão e este pode produzir uma fotopigmentação, ocasionando manchas em contato com o sol.
Portanto, a pouca radiação solar do inverno é ótima para usar o perfume com menos preocupações. E para as mulheres que gostam de fragrâncias masculinas ou daqueles perfumes guardados há mais tempo, o dermatologista apenas alerta para que se previna o excesso de exposição solar.

0 comentários:

Postar um comentário